top of page

PAREDES CUP

Sejam bem-vindos ao Paredes Handball Cup`23.O Concelho de Paredes prepara-se para acolher após estes dois anos de pandemia, o maior evento de Andebol realizado no nosso país, um evento de âmbito Mundial e que coloca mais uma vez, Portugal, como destino privilegiado para a realização de eventos Internacionais.
 

A aposta pela implementação da modalidade do Andebol no concelho de Paredes, e para a criação de uma marca de evento internacional, está mais do que cimentada e o Paredes Handball Cup consolidou o seu valor desportivo.

Pela competição, pela festa, pelo envolvimento de milhares de praticantes, famílias, árbitros, treinadores, dirigentes, organização e voluntários.

Paredes Handball Cup, contará com as vertentes do andebol nacional, andebol indoor e o andebol praia estando integrado no European Beach Handball Tour.

A organização está a cargo da Câmara Municipal de Paredes, juntamente com vários parceiros nas diversas componentes no qual se destaca a parceria com a Federação de Andebol de Portugal, Associação Andebol do Porto, Altis Clube de Paredes, Clube Andebol Baltar, Casa do Povo da Sobreira, Promov Rebordosa Andebol, Sport Clube Nun`Álvares.

Uma organização que se revela exigente pela sua dimensão, mas também pela qualidade que queremos garantir. Serão mais de 300 equipas, 3700 atletas, 15 pavilhões, 650 jogos nos 5 dias de competição.

Queremos que tenham as melhores memórias de Paredes, que este torneio seja um momento marcante nas vossas vidas e que seja uma grande festa de Andebol.

Disfrutem desta festa e de tudo o que esta tem para vos oferecer. São 5 dias de aprendizagem, de competição saudável, de convívio, diversão e muito, muito mais.

Sejam bem-vindos à Cidade de Paredes! Sejam bem-vindos ao Paredes Handball Cup!

Coordenador Paredes Handball Cup,

Carlos Arrojado.

Regulamento

A estrutura orgânica do Paredes Handball Cup é constituída por 4 comissões. O vértice estratégico desta estrutura é a comissão organizadora, situando-se as outras no campo da operacionalidade.

Comissão Organizadora:

A comissão organizadora é constituída por 7 elementos (6 elementos da Organização do Torneio e 1 elemento da Câmara Municipal de Paredes) A gestão do evento é realizada por esta comissão, pelo que todas as outras estabelecem laços de dependência estrutural para com ela.

Comissão Administrativa:

A comissão administrativa está dependente da comissão organizadora, com funções específicas atribuídas.

Comissão Disciplinar:

A comissão Disciplinar do torneio, será constituída por elementos a indicar pela Federação de Andebol de Portugal.

Comissão de Arbitragem:

À comissão de Arbitragem do torneio, compete nomear os árbitros e oficiais de mesa para os jogos do torneio, assim como gerir todos os processos de operações, destes agentes, relacionados com os jogos. Esta comissão será constituída pelos elementos a indicar pela Federação de Andebol de Portugal.

Andebol Indoor:

​1. Categorias

Minis Femininos Minis Masculinos

Sub14 Femininos Sub14 Masculinos

Sub16 Femininos Sub16 Masculinos

Sub18 Femininos Sub18 Masculinos

Sub21 Femininos Sub20/Seniores Masculinos

Seniores Femininos Veteranos Masculinos

Veteranos Femininos

​2. Forma de Disputa

2.1. O torneio é disputado dependendo do número de equipas em cada escalão.

2.2. Os grupos e a ordem dos jogos do torneio, serão designados pela organização e não poderão ser colocados em causa por nenhum dos participantes.

​3. Participação

Este torneio destina-se a todas as equipas e clubes, escolas e seleções que se inscrevam.

​4. Duração dos Jogos

Escalão Tempo de Jogo Intervalo

Minis Femininos/Masculinos 2 x 15 minutos 5 Minutos

Sub14 Femininos 2 x 20 minutos 5 Minutos

Sub14 Masculinos 2 x 20 minutos 5 Minutos

Sub16 Femininos 2 x 20 minutos 5 Minutos

Sub16 Masculinos 2 x 20 minutos 5 Minutos

Sub18 Femininos 2 x 20 minutos 5 Minutos

Sub18 Masculinos 2 x 20 minutos 5 Minutos

Sub21 Femininos 2 x 25 minutos 5 Minutos

Sub20/Seniores Masculinos 2 x 25 minutos 5 Minutos

Seniores Femininos 2 x 25 minutos 5 Minutos

Veteranos Femininos/Masculinos 2 x 15 minutos 5 Minutos

4.1. Os jogos serão disputados de acordo com as regras e regulamentos da Federação de Andebol de Portugal (FAP) acrescentando as novas regras da IHF para a época de 2023/2024.

4.2 O número de jogadores no escalão de Minis é de 6 jogadores por equipa, 5 jogadores de campo + 1 guarda-redes.

​5. Classificação e Desempates

5.1. Os pontos são atribuídos da seguinte forma:

  • Vitória: 3 pontos

  • Empate: 2 pontos

  • Derrota: 1 pontos

  • Falta de comparência: 0 pontos

5.2. Se no final, duas ou mais equipas se encontrarem com o mesmo número de pontos, o desempate será feito da seguinte forma:

5.2.1. Pelo número de pontos obtidos, nos jogos entre si;

5.2.2. Pela diferença de golos marcados e sofridos, nos jogos entre as equipas empatadas;

5.2.3. Pela diferença de golos marcados e sofridos, entre todas as equipas;

5.2.4. Pelo maior número de golos marcados em todos os jogos;

5.2.5. Por sorteio.

5.3. No caso de se manter o empate no fim do tempo regulamentar, o vencedor será determinado por livres de sete metros da seguinte forma:

Cada equipa indica cinco jogadores qualificados, que efetuam cada um, um remate alternado com o adversário. A lista com os nomes e os números dos jogadores, deverá ser entregue ao Árbitro pelo responsável da equipa. É livre a escolha da ordem de remate de cada equipa. Os guarda-redes podem ser escolhidos e mudados livremente. É o Árbitro que decide em que baliza se efetuam os livres de sete metros. A equipa que começa, será escolhida à sorte pelo Árbitro. Em caso de igualdade ao fim da primeira volta, novas séries de livres de sete metros serão executadas, com os jogadores escolhidos até ao apuramento final de uma equipa. Não é admitido, aos jogadores excluídos, desqualificados ou expulsos, marcar livres de sete metros. Se graves irregularidades forem cometidas durante o tempo utilizado para a marcação dos livres de sete metros, os jogadores prevaricadores serão desqualificados em todos os casos. Aquando de uma desqualificação ou lesão de um jogador, o mesmo será substituído por outro qualificado, nomeado pelo responsável. Durante os livres de sete metros, apenas se podem encontrar sobre o terreno de jogo, o rematador, o guarda- redes e os Árbitros.

​6. Protesto e Disciplina

6.1. Eventuais Protestos serão de acordo com as regras e regulamento em vigor da Federação de Andebol de Portugal (Provas em regime de concentração, Título 12 do FGFAP e Associações);

6.2. Eventuais sanções por ocorrências disciplinares durante os jogos do torneio, serão da responsabilidade da comissão técnica, que se baseará no regulamento de disciplina da FAP;

6.3. A equipa que abandone o campo, durante o jogo, será imediatamente expulsa do Torneio;

6.4. Será marcada falta de comparência, à equipa que não se apresente à hora de início do jogo, no respetivo campo, havendo uma tolerância de 15 minutos. A equipa que cometa duas faltas de comparência será proibida de continuar a participar no Torneio.

​7. Identificação dos Participantes

7.1. Cada participante deve obrigatoriamente possuir um documento de identificação (CIPA, BI), que terá de ser apresentado no momento da acreditação na secretária do torneio com a lista de atletas devidamente preenchida, caso contrário a equipa será punida com a perda do jogo;

7.2. Antes do início da competição, os responsáveis por cada equipa terão de entregar à Organização a listagem da comitiva, em que cada jogador terá um número de camisola, que conservará durante todo o Torneio;

7.3. Durante a competição, cada equipa só poderá utilizar no máximo 16 jogadores;

​8. Equipamentos

Cada equipa deverá apresentar dois ou mais jogos de equipamentos diferentes, de modo a poder permutá-los quando haja risco de o seu equipamento se confundir com o da equipa adversária. Será obrigada a mudar de equipamento, a equipa que estiver a jogar em casa.

​9. Arbitragem

Os jogos serão arbitrados por Árbitros dos quadros da Federação de Andebol de Portugal.

​10. Prémios

10.1. Troféus para os 1°s e 2°s e 3ºs classificados por categoria e lembranças de presença para todos os participantes;

10.1.1. Não existe troféus individuais para os escalões de Minis e de Veteranos.

10.2 Troféus individuais:

10.2.1. Melhor marcador por categoria, será vencedor o atleta que no conjunto de todos os jogos, marcar mais golos. Em caso de igualdade entre dois ou mais atletas no final de todos os jogos, aplica-se o seguinte critério:

  1. a) Atleta mais novo;

  2. b) Atleta da equipa mais bem classificada.

10.2.2. Melhor guarda-redes por categoria, votação de todos os treinadores (um por equipa/categoria, não podendo votar nos seus atletas) das equipas participantes e um representante da Comissão Organizadora, a realizar no final do último dia de competição. Em caso de igualdade pontual entre dois ou mais jogadores, aplica-se o seguinte critério:

  1. a) Jogador mais novo;

  2. b) Jogador da equipa mais bem classificada.

10.2.3. Melhor Jogador do Torneio por categoria, votação de todos os treinadores (um por equipa/categoria, não podendo votar nos seus atletas) das equipas participantes e um representante da Comissão Organizadora, a realizar no final do último dia de competição. Em caso de igualdade pontual entre dois ou mais jogadores, aplica-se o seguinte critério:

  1. a) Jogador mais novo;

  2. b) Jogador da equipa mais bem classificada.

10.3 Troféu Cidade de Paredes, será atribuído o troféu Cidade de Paredes ao clube que obter mais pontos no somatório de todas as categorias etárias participantes, conforme as seguintes pontuações.

  • 1º Lugar – 25 Pontos

  • 2º Lugar – 20 Pontos

  • 3º Lugar – 15 Pontos

  • 4º Lugar – 10 Pontos

 

​11. Seguro

As equipas participantes devem assegurar o seu próprio seguro médico desportivo ou de participante federado.

​12. Casos Omissos

Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Organização do Torneio. Andebol de Praia:

A coordenar com a Comissão Organizadora das provas de Andebol de Praia da Associação de Andebol do Porto e Federação Andebol de Portugal.

bottom of page